PAUSA PARA REFLEXÃO



Conforme prometido, vou tocar num assunto muito delicado pra mim: o trágico fim(?) da trajetória de Bejani em nossa cidade.
Acho que posso pular o início, como radialista herói, que conquistou toda uma população.
Vou poupá-los da história em detalhes, que creio, ainda muito cedo pra ficar relembrando.
Vou contar um pouco do Carlos Alberto que eu conhecí.
O primeiro contato que pude ter com este cidadão, foi via telefone, já que quando trabalhei na produção de um programa de TV nos anos 90, a gente sempre se falava. Sempre cordial e atencioso, logo fiz amizade com ele.
Em seguida me concedeu uma célebre entrevista, que ainda guardo em meu arquivo pessoal, onde detonou a tudo e a todos, poupando poucos, atuando em sua antiga linha de franco atirador.
Bejani seguiu em frente, com a sua obsessão em retornar como prefeito de Juiz de Fora.
Continuamos a manter contatos. Mesmo enquanto deputado estadual. Até naquela eleição, onde todos pensavam que ele derrotaria Tarcísio, que tinha realizado uma administração sofrível e as pesquisas o apontavam uma vitória no primeiro turno.
Eu ainda atuava no rádio e ele, nos deu o maior apoio logistico na emissora. Eu, que já tinha uma simpatia por sua pessoa, acabei ficando lhe devendo alguma obrigação, visto as dificuldades que tinhamos em manter no ar e poucos nos estendiam as mãos.
Veio sua surpreendente derrota. Tarcísio seguiu a frente da prefeitura, num segundo mandato impecável.
Mas, como se lembram, Alberto Bejani não se fez desistir e numa campanha histórica, que reuniu todos aqueles que o detonavam em outras épocas, personalidades importantes de nossa política, Bejani retornou triunfalmente a prefeitura desta cidade.
Eu, sempre a minha maneira, contribuindo com o que podia pra que aquilo acontecesse. Reencontrei muitos amigos em sua campanha. Acreditei em todos! Não só eu, claro, mas a maioria dos eleitores que votam aqui.
Seu inicio de governo foi bem, parecia ter aprendido a lição. Mas logo, talvez por sua mente doentia em alcançar sem limites a riqueza financeira, o castelo de areia começou a ruir.
A cidade parou. Nada, absolutamente nada do que prometeu foi cumprido, exceto a transeferência do pronto - socorro para o antigo Cotrel. Mais nada!
E eu? Que o defendí em tantas ocasiões ? Assim como aqueles que também o defenderam, porém levaram alguma vantagem pra isso. Como ficaríamos ?
Todos começaram a abandonar o barco. Mas eu, que não levei uma vantagem sequer em sua "administração" e ví o desfecho de seu poder, sendo levado humilhadamente a prisão, juntamente com alguns outros, apenas aprendi o perigo de apenas acreditarmos em seres carismáticos.
O que esta quadrilha fez com a cidade que nasci, prejudicou principalmente aqueles em que mais acreditaram nele e mais precisavam dele. Quantos homicídios seu descaso fez ocorrer ?
Mas antes que pergutem, respondo o porque destas linhas relatando tudo isso. Se contribuí de alguma forma para que tudo isso tenha acontecido, da minha modesta forma, quero me redimir e com o perigo eminente de sua nova volta no ano que vem, ao menos de minha parte, isso jamais poderá ocorrer.

Comentários

  1. Poxa Léo, custaram para conhecer esse moço heim1?
    Aliás, por onde anda, o que faz(espero que não seja mais lenha)
    E a ex primeira dama com toda aquela sua imponência que fim levou,diga se de passagem, levou bem também

    ResponderExcluir
  2. Em tempo.Parabéns pelo tabalho no blog, muito bom,como tudo que sempre fez.Continuo seu fã

    ResponderExcluir
  3. Meu querido Claudiney,

    aliás, Professor Claudiney.
    É uma honra tê-lo como amigo leitor deste blog.
    Apareça mais vezes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário